quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Como funciona um rato do computador?


Por Gary Orlando

CEO, Tech Serviços

O público viu pela primeira vez um mouse de computador, quando foi conectado ao computador Macintosh, em 1984. O Mac e seu mouse acompanha teve sua estréia no show do intervalo do Superbowl. Alguns anos antes deste evento, Steve Jobs, co-fundador da Apple Computer, foi autorizado a visitar e pesquisa turnê da Xerox (PARC) facilidade na Califórnia e notei essa coisa engraçada aparência que foi usado para mover o cursor pela tela de um computador. Esta era uma idéia revolucionária, uma vez que antes desta as setas do teclado eram a única maneira de navegar em uma tela de computador. Empregos "emprestado" a idéia, e projetou seu próprio mouse para acompanhar o lançamento de seu novo Macintosh ao público. Em seguida, a Microsoft pegou nele quando lançou sua versão de uma interface gráfica de usuário (Windows) para tornar as coisas ainda mais fáceis, eo resto, como dizem, é história. Os primeiros tipos de ratos foram principalmente mecânica, uma bola enrolada em torno de debaixo do corpo do rato, e os rolos de sentido a direcção ea velocidade com que o rato foi movido. Os rolos foram conectados a um disco que continha buracos e utilizado um LED IR (Light Emitting Diode) de sentir o movimento. Dois sensores por roda deu a velocidade e informação direccional de um circuito integrado de bordo que esses dados descodificados e transmitidos para o computador. Apesar de tudo, um muito bom dispositivo de baixo custo que era seguro, enquanto a esfera foi limpos. O único problema foi ter que se lembrar de limpar a bola e os três conjuntos de rolos, para manter o mouse rolar livremente. Isto tornou-se uma necessidade, especialmente quando você comeu no computador.

Como de costume, com a tecnologia, os designers e engenheiros estudaram o projeto e decidiu que as melhorias e atualizações foram necessárias. A série seguinte de ratos foram desenvolvidos pela Agilent, e usam um sensor semelhante a um LED. Realmente traduzir o movimento do rato para um circuito integrado de bordo O diodo emissor de luz emite sinais que são saltados para fora da superfície de um chaveiro especialmente concebido, que tem um padrão de grade de sensores que captam os sinais de LED. Estes dados são então transmitidos para um chip DSP (Digital Signal Processor) que descodifica a informação e envia-a juntamente com o computador. Uma vez que o diodo emissor de luz e dispositivos de DSP são electrónicas, a detecção de dados e a conversão ocorre a um ritmo rápido e um mapeamento muito preciso da área pode ser gerada, o que se traduz num movimento muito suave do cursor. Todos os sistemas operacionais modernos podem tirar proveito desta tecnologia, oferecendo muito mais opções quando se trata de personalizar o seu mouse, mais notavelmente rastreamento e modificações de velocidade. O mouse óptico pode trabalhar na maioria das superfícies planas e raramente requer um mouse pad. Uma vez que tudo é eletrônico e óptico não existem peças móveis na superfície, sem componentes internos de limpeza regular, e podemos voltar a comer batatas fritas e mergulhar pelo computador.

Tomando essa idéia um passo adiante, a Logitech oferece agora dois mouses sem fio e teclados. Os ratos funcionam exatamente da mesma maneira, só que eles não têm qualquer tipo de corda para amarrar-los para o computador. Eles contêm baterias recarregáveis ​​e à noite, quando você está acabado com a sua sessão do computador que você acabou de colocar o mouse no berço fornecido para recarregar as baterias, e você está pronto para o dia seguinte. Outro avanço com os ratos ópticos modernos é a inclusão de mais botões; mais notáveis ​​são os botões laterais utilizados para frente / trás no ambiente do navegador e também na série XP de sistemas operacionais Windows. A roda de rolamento entre os botões esquerdo e direito do mouse padrão apresentados pela Microsoft há vários anos de rolagem para cima e para baixo na tela é outra característica muito útil para o mouse do computador em constante mudança, uma vez que continua a evoluir. Quem sabe para onde estamos indo com a evolução do mouse? Talvez a próxima coisa a vir será um dispositivo de mouse-like que não é mais restrito ao ambiente de trabalho e em vez vai ser realizada na mão, para o movimento 3-dimensional completo. Combine isso com reconhecimento de voz software e você vai ser capaz de se inclinar para trás em sua cadeira, feche os olhos e escrever esse livro de memórias best-seller que você vem planejando. Não é uma tecnologia fantástica?...

Nenhum comentário:

Postar um comentário